INFORMA EDUCAÇÃO – Boletim Informativo do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná – n. 01/11.

INFORMA EDUCAÇÃO
 

            O primeiro número do novo Boletim Informativo do Setor de Educação apresenta um breve relato dos primeiros passos da nova gestão.

 

Este início de caminhada nos projeta o desafio de responder às demandas cotidianas e administrativas, que ignoram o tempo de transição, dentro das atuais possibilidades, ao mesmo tempo em que indicamos os primeiros passos de novos processos institucionais.
            Para isso, temos contado com a fundamental colaboração dos nossos técnicos-administrativos que têm garantido a regularidade das condições administrativas, e com a compreensão dos estudantes, não obstante seu grande entusiasmo por mudanças, além do apoio dos/as professores/as, que têm estado ao nosso lado constantemente.
 
DIA D EDUCAÇÃO:
No dia 15 de outubro de 2010, o Setor de Educação realizou o primeiro DIA D EDUCAÇÃO, com um convite a toda a universidade e à sociedade para celebrarem o Dia do Professor através do debate, da reflexão, da cultura e da arte. Pretendemos que este evento se torne permanente na agenda da universidade, como forma de consolidar uma nova articulação do Setor de Educação com os demais segmentos da UFPR e da sociedade, especialmente aqueles comprometidos com a formação dos profissionais da educação. Neste ano, o evento deve ocorrer no dia 14 de outubro, e será articulado pelo GT de Licenciatura, contando com a participação dos representantes departamentais e demais cursos de Licenciatura. Agendem-se e programem-se para participar.
 
SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO:
O tradicional Evento do Setor, a nossa SEPE, que reúne a produção de pesquisa e extensão de docentes e estudantes, volta a acontecer este ano e já tem comissão organizadora constituída. Sua realização está projetada para o primeiro semestre, conforme definido pelo Conselho Setorial. Neste ano, a SEPE também contará com atividades realizadas através de vídeo-conferência e poderá estender-se ao sábado para contemplar a participação dos estudantes da Pedagogia EAD. Toda colaboração é desde já bem vinda!
Comissão Organizadora da SEPE 2011: Kátia Maria Kasper,  Lennita Oliveira Ruggi,  Maria Madselva Ferreira Feiges,  Lígia Regina Klein,  as alunas: Vanessa Raianna Gelbcke,  Erica Luana de Lara Vaz 
 
 
 
PROJETO INSTITUCIONAL DO SETOR:
A necessária consolidação de processos mais orgânicos de gestão passa por construir coletivamente um projeto que oriente tanto as ações pedagógicas e institucionais quanto suas derivações administrativas e financeiras.
A primeira etapa desta construção foi realizada no final do ano passado, com o diagnóstico das necessidades emergenciais e de médio prazo, que balizaram a construção do orçamento anual.
Este processo envolveu a discussão com os técnico-administrativos, representantes discentes e o debate nos departamentos e instâncias colegiadas e culminou com a aprovação do Planejamento Financeiro do exercício 2010- 2011, em Plenária Setorial Aberta.
Desta maneira, finalizamos o ano com o empenho de todo o saldo orçamentário de Recursos do Tesouro Nacional para 2010 (R$ 95.949,00), o saldo de recursos do REUNI para 2010 (R$ 84.000) e a indicação de prioridades para os Recursos do Tesouro Nacional para 2011 (R$199.971,00).
 
COMISSÕES TEMÁTICAS
Para dar continuidade ao processo de consolidação do Planejamento Institucional do Setor (metas, objetivos, projetos e ações), comissões temáticas irão organizar durante este ano o aprofundamento do debate, de forma interdepartamental e envolvendo os vários segmentos, com vistas à redefinição do nosso Projeto Setorial.
As comissões propostas são: Extensão, Pesquisa, Pedagogia (Presencial e EaD), Licenciaturas, Pós-Graduação, Gestão, Espaço Físico e Relações interpessoais no Espaço Público.
 
REORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO
Atualmente a sala de convivência da comunidade setorial divide espaço com a recepção do Setor. A sala da direção é utilizada conjuntamente pelas professoras Andrea Caldas e Deise Picanço para as atividades administrativas. A localização da sala do CEAPE e CEPED também foi alterada para abrir espaço para o novo Laboratório de TICs a ser criado.
Estas mudanças atendem a algumas das demandas apresentadas pela comunidade setorial. A reorganização mais completa está sendo pensada pela Comissão de Estudo do Espaço Físico, criada no final do ano passado, envolvendo a participação de representantes dos departamentos, dos técnicos, estudantes e a parceria com o curso de Design.
Esta comissão trabalhou incessantemente no final do ano e início deste para indicar e orientar as primeiras mudanças no espaço do Setor, tais como iluminação dos corredores; limpeza geral das pastilhas; reorganização dos murais e pinturas das paredes, especialmente das salas de aula, corredores e rampas.
A comissão organizará estudos e intervenções, durante o ano, envolvendo os estudantes dos vários cursos, iniciando com uma palestra sobre “Educação e Desenvolvimento do Espaço”, buscando construir a consciência e identidade sobre o espaço do Setor.
Comissão de Estudo do Espaço Físico: Maria Rita César (DTPEN), Valéria Milena Ferreira (DEPLAE), Valéria Floriano (DTFE), Susana da Costa Ferreira (DEPLAE), Moacir Cardoso (técnico), representante do CAAT, Dalton Razera (curso de Design), Ronaldo Correa (curso de Design)
 
 
 
OBRAS, REFORMAS E AQUISIÇÕES:
A direção do Setor encaminhou à Reitoria, no final do ano passado, solicitação das obras e reformas emergenciais que, há algum tempo, vêm sendo reclamadas pela comunidade. Durante o período de férias letivas, boa parte destas reivindicações foi atendida, como a pintura das paredes, instalação de persianas em nas salas de aula em que não havia cortinas, o reparo e manutenção dos banheiros, o início da revisão da rede elétrica, o desenvolvimento – pela equipe de arquitetos da prefeitura – dos projetos da secretaria unificada dos departamentos, da secretaria do Curso de Pedagogia EAD e do laboratório de novas tecnologias. Novos bebedouros também estão sendo instalados e devem estar funcionando neste início de ano letivo. Novos computadores e equipamentos de mídia foram adquiridos e devem ser instalados nos próximos dias. Também foram instaladas 6 (seis) lousas digitais adquiridas com recursos do Setor e da Universidade.
 
LABORATÓRIO DE NOVAS TECNOLOGIAS EDUCIONAIS
A direção do Setor, com o auxílio do técnico Glauco Menezes… e apoio dos recursos do projeto coordenado pelo professor Gracialino Dias, encaminhou à Prefeitura da Cidade Universitária projeto de criação de Laboratório de Novas Tecnologias Educacionais, com capacidade para 25 alunos; equipamento para vídeo-conferências e aulas; capacidade para acessar todo tipo de mídia; carteiras informatizadas e lousa digital; caixas de som; rede elétrica própria e de internet. Muitos dos equipamentos já foram adquiridos. Agora, estamos no aguardo da adequação da rede elétrica, que demandará certo tempo, devido à complexidade da instalação. Por enquanto, a nova sala contará com carteiras novas,  computador, data show, scanner e lousa digital.
 
SITE DO SETOR
A partir do processo já iniciado na gestão anterior de reorganização da “página do Setor”, foram e estão sendo criados novos links, garantindo maior visibilidade às informações: Fale com a Direção; Departamentos; acesso a sites de interesse educacional (como MEC, CAPES, PIBID, ANPED); Ensalamento, Mapa Descritivo do Setor, Bolsas de graduação e pós-graduação; Notícias; Eventos.
É importante que todas as unidades nos ajudem a manter a página ativa e atualizada (www.educacao.ufpr.br).
 
 
ARTICULAÇÃO COM SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
Durante o início do ano, a direção do Setor participou de reuniões com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, a fim de retomar as parcerias institucionais como o Projeto Escola e Universidade, a articulação dos estágios obrigatórios e o PIBID.
Junto com o CEAPE, promovemos reunião dirigida a todas as secretarias municipais de educação de Curitiba e região metropolitana, no dia 16 de fevereiro, que contou com a presença de mais de 50 pessoas e representação de 17 municípios, com vistas à articulação de novos projetos e convênios.
Realizamos ainda reunião com a APP-SINDICATO, que nos apresentou demandas para a formação de representantes de escolas e dirigentes sindicais.
Além disto, em conjunto com a PROGRAD, o CEAPE organizará o atendimento às demandas dos setores e departamentos da universidade, na área de formação docente.
O CEAPE está cadastrando professores e técnicos interessados em colaborar nos cursos e projetos.
 
DEBATE SOBRE O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Retomando o papel destacado que o Setor de Educação sempre teve no debate público das políticas educacionais, o Programa de Pós-Graduação em Educação está organizando, em conjunto com a Direção do Setor e a PROGRAD, um ciclo de debates sobre o PNE, ora em tramitação no Congresso Nacional. A programação envolverá a participação de intelectuais, educadores, movimentos sociais e parlamentares. A primeira palestra será no dia 23 de março, às 19 horas, no Anf. 100, com a presença da Professora Dalila Oliveira, presidente da ANPED. Participem!
 
ATIVIDADES FORMATIVAS NA GRADUAÇÃO
Entendendo que a formação acadêmica transcende o espaço das disciplinas formais e deve incorporar a vivência de experiências formativas e culturais diversas, a Direção do Setor dispôs-se a organizar uma estrutura de oferta ampla de Atividades Formativas para os estudantes de graduação que possibilitem o intercâmbio entre turmas e cursos e abranjam temáticas de forma mais flexível.
A Coordenação do Curso de Pedagogia inaugura esta experiência com a disponibilização de um horário comum na grade horária: quarta-feira, das 9h30 às 10h20 e das 18h às 18h50. Os estudantes devem completar a carga horária de 100 horas de atividades formativas, durante o curso, portanto a frequência a estas atividades, nestes horários, fica por conta da livre escolha dos alunos. Estudantes de outros cursos também podem frequentá-las e a ideia é que no próximo ano possamos combinar esta oferta com outros cursos de graduação, propiciando efetivamente uma vivência mais universitária aos nossos estudantes.
A sugestão é que os professores organizem, nestes dias e horários, palestras, atividades artísticas e culturais, grupos de estudo etc. As atividades podem ser isoladas ou compor um evento ou curso de extensão e serão ofertadas a partir do mês de abril. O CEAPE e a assessoria de apoio a eventos ajudarão a organizar o ensalamento, as inscrições e certificação. Não haverá aula no curso de Pedagogia nestes horários.
 
SEMANA DE PLANEJAMENTO SETORIAL
A Semana de Planejamento, neste ano, contou com atividades setoriais, como a oficina de Gestão de Projetos e a de Utilização Didática da Plataforma Moodle, além da programação departamental. Com a oficina de Gestão de Projetos a intenção foi incentivar os Núcleos de Estudo e docentes coordenadores de projetos a planejar suas atividades com apoio técnico. Por outro lado, a oficina sobre a Utilização Didática da Plataforma Moodle inicia um processo de incentivo ao uso e aprimoramento de diversas possibilidades didáticas para as atividades e disciplinas presenciais e/ou à distância oferecidas pelo Setor. 
 
Agradecimentos, Despedida e Boas- Vindas
Agradecemos a ajuda da profa. Tânia Braga para aquisição de passagens para visitantes externos; doação de materiais de consumo aos departamentos e ao Setor, pela Professora Ana Maria Liblik; a disponibilização de recursos para compra de fitas digitais, pela Professora Maria Auxiliadora Schmidt, e para a confecção de banner, pelo professor Paulo Vinicius Silva, com recursos de seus projetos. Agradecemos também o duplo esforço da Darci, que acumula temporariamente as funções de secretária da Direção e do DTPEN.
Desejamos muito sucesso ao Glauco Menezes, que se despede do Setor para ocupar merecida posição de professor do Curso de Ciências Sociais Aplicadas, e boas vindas à Cinthya Adachi de Menezes, que retorna ao Setor e ao CEAPE, e também aos que passam a atuar em novas funções no Setor: Irene no DTFE, Elizabeth no PPGE, Maria Tereza na função de assessoria à direção do Setor e apoio a eventos, juntamente com a estagiária de turismo (Clara).

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