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Pedagogia UFPR

Resposta da Direção do Setor a Pauta de Reivindicações Estudantil / 2011

1. QUESTÕES MATERIAIS
1.1 Um bebedouro ou galão de água por andar, nas dependências de responsabilidade do Setor de Educação.
SOLICITAÇÃO ENCAMINHADA À EMPRESA RESPONSÁVEL PELA MANUTENÇÃO DOS BEBEDOUROS.
1.2 Disponibilização de álcool gel, não apenas nos meses de inverno, nos espaços de circulação dos estudantes de dependência do Setor de Educação.
MEMORANDO DA DIREÇÃO À EQUIPE DE LIMPEZA COM ESTA ORIENTAÇÃO.
1.3 Reposição regular (semanal) de materiais de higiêne (sabonete, papel higiênico e papel toalha).
MEMORANDO DA DIREÇÃO À EQUIPE DE LIMPEZA COM ESTA ORIENTAÇÃO.
1.4 Reforma dos banheiros, havendoa troca de torneiras, trancas de portas e espelhos danificados, possibilitando um ambiente mais adequado de higiene pessoal.
SOLICITAÇÃO ENCAMINHADA A PREFEITURA DA CIDADE UNIVERSITÁRIA.
1.5 Abertura dos banheiros do setor para a utilização dos alunos.
MEMORANDO DA DIREÇÃO À EQUIPE DE LIMPEZA E COMUNIDADE SETORIAL COM ESTA ORIENTAÇÃO.
1.6 Padronização dos sistemas operacionais executados no laboratório de informática e nos notebooks do Setor de Educação.
SOLICITAÇÃO ENCAMINHADA.
1.7 Reposição de computadores, peças e periféricos danificados dos laboratórios de informática.
SOLICITAÇÃO ENCAMINHADA.
1.8 Abertura do laboratório de informática às 07:30 e cobrança de pontualidade dos técnicos.
SOLICITAÇÃO ENCAMINHADA E CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIA PARA ABERTURA DO LABORATÓRIO ÀS 7H30.
1.9Atualização regular do site do Setor de Educação.
SOLICITAÇÃO ATENDIDA. A REVITALIZAÇÃO DO SITE FAZ PARTE DE PROJETO JÁ ENCAMINHADO À FABRICA DE COMUNICAÇÃO DA UFPR.
1.10Acompanhamento e cobrança da reforma dos elevadores para esclarecer o processo para os alunos.
SOLICITAÇÃO ATENDIDA.
1.11Oferta de um estacionamento para os alunos no novo prédio.
PROPOSTA EM AVALIAÇÃO E ESTUDO DA VIABILIDADE.
2.QUESTÕES PEDAGÓGICAS
2.1 Enquadrar dentro das funções dos técnicos do laboratório de informática, auxiliar os estudantes em seus trabalhos acadêmicos que necessitem o uso de softwares.
SOLICITAÇÃO ENCAMINHADA AOS TECNICOS.
2.2 Realização mensal de encontro/conversa (manhã e noite) com os estudantes do Curso de Pedagogia para o repasse de informes e discussão de problemas envolvendo o curso e a universidade, durante o período de aula, com data e pautas marcadas previamente.
CRIAÇÃO DO FÓRUM DE REPRESENTATES DISCENTES JUNTO À DIREÇÃO.
2.3 Consulta semestral realizada pela coordenação de curso para a especulção de temas referentes às matérias optativas.
SOLICITAÇÃO ENCAMINHADA À CORDENAÇÃO DO CURSO.
2.4 Disponibilizar os nomes dos docentes que irão ministrar disciplinas obrigatórias antecipadamente.
SOLICITAÇÃO ENCAMINHADA AOS DEPARTAMENTOS.
2.5 Professores substitutos preparados para ministrar a matéria que assumiram.
SOLICITAÇÃO ENCAMINHADA AOS DEPARTAMENTOS.
2.6 Abertura de discussão sobre o novo currículo para professores e alunos com o intuito de esclarecer dúvidas sobre vantagens, desvantagens e mudanças em relação ao currículo antigo.
SOLICITAÇÃO ENCAMINHADA À CORDENAÇÃO DO CURSO.
2.7 Debate e empenho do Setor de Educação para edificação de uma Escola de Aplicação.
ESTA QUESTÃO DEVERÁ SER ENCMAINHADA NO PROCESSO EM CURSO DE DISCUSSÃO DO PROJETO INSTITUCIONAL DO SETOR
2.8 Alteração da grade curricular:
a)Mais carga horária em matérias obrigatórias como EJA, Educação Infantil e Educação Especial.
b)Oferta de matérias relativas à Pedagogia Hospitalar e Pedagogia Empresarial, e outras áreas da Pedagogia. (seminários e eventos)
SOLICITAÇÃO ENCAMINHADA À CORDENAÇÃO DO CURSO.
2.9 Melhor divulgação das atividades formativas.
SOLICITAÇÃO ENCAMINHADA À CORDENAÇÃO DO CURSO.
2.10Mudança do horário das atividades formativas da noite.
SOLICITAÇÃO ENCAMINHADA À CORDENAÇÃO DO CURSO.
2.11 Abordar conteúdos de pedagogia não escolar nas atividades formativas
OLICITAÇÃO ENCAMINHADA À CORDENAÇÃO DO CURSO.
2.12Inclusão de uma matéria no primeiro ano que esclareça os campos de trabalho do pedagogo.
SOLICITAÇÃO ENCAMINHADA À COORDENAÇÃO DE CURSO E DEPARTMANTOS.
2.13 Divulgação e abertura de editais de mais bolsas/grupos de pesquisa e extensão e consulta de interesse dos alunos.
ENCAMINHADO AO CEAPE E CEPED.
2.14 Possibilitar maior diálogo entre a pedagogia e as licenciaturas do setor.
ESTÁ EM PROCESSO DE CRIAÇÃO O CENTRO DE ARTICULAÇÃO DAS LICENCIATURAS NO SETOR.

Orientações à equipe de limpeza do Setor de Educação

Quanto aos banheiros:
Ø Os banheiros do 1º e 2º andares deverão ser mantidos chaveados, por questão de segurança, e as chaves ficarão disponíveis nas secretarias para uso da comunidade setorial e público dos eventos.
Ø Os demais banheiros deverão permanecer abertos. Caso seja observada a necessidade de fechá-los, as chaves deverão estar nas secretarias à disposição da comunidade setorial.
Ø Deverá haver reposição regular de toalhas de papel, papel higiênico, sabão líquido e álcool gel.
Quanto às salas de aulas:
Ø As salas 500, 509, 510, 519, 702, 703, 704, 705, 706 e 707, que possuem equipamentos, deverão permanecer chaveadas. No período da manhã, a equipe de limpeza deve abri-las no início do turno e fechá-las no final.
Ø Nos demais turnos, as chaves das salas ficarão disponíveis na secretaria dos departamentos.
Ø Nos andares quinto e sétimo, devem ser mantidas algumas carteiras e cadeiras no saguão para os estudantes utilizá-las.