Pós-Graduação

Cursos de Pós-Graduação Strictu-Sensu

Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE

O Programa de Pós-Graduação em Educação do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná compreende o Curso de Mestrado e de Doutorado em Educação, conduzindo à obtenção de grau Mestre e Doutor em Educação e qualificação pessoal para o exercício de atividades profissionais de ensino e de pesquisa.

Tem por objetivos:

a) qualificar pesquisadores no campo da educação; b) qualificar profissionais para o exercício no campo educacional em instituições e sistemas educacionais e em organizações sociais, governamentais, empresariais e movimentos sociais; c) produzir e divulgar conhecimentos na área específica da educação; d) contribuir para o aprofundamento do debate sobre a educação nacional, seu pensamento pedagógico e sua prática, em diferentes instâncias.

O acesso ao PPGE está aberto a candidatos para o Mestrado, que concluíram cursos de Graduação com duração plena, no País e/ou no Exterior, desde que devidamente reconhecido pelas instâncias competentes, assim como para candidatos ao Doutorado que concluíram cursos de Mestrado.

 

Mestrado Profissional

O Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino oferece o curso de Mestrado Profissional, que visa desenvolver a formação acadêmica a partir da prática profissional dos docentes que atuam nas diversas áreas de conhecimento do ensino básico.

OBJETIVOS:

a) promover processo de formação complementar em uma perspectiva crítica e reflexiva necessária à atuação do professor na educação básica;

b) relacionar os conhecimentos pedagógicos e experiências sociais às estratégias de resolução de problemas do cotidiano escolar;

c) articular teorias e práticas de ensino orientadas pelos objetivos da educação básica;

d) estimular a autonomia do professor, fornecendo-lhe instrumentos para busca por conhecimento e desenvolvimento profissional de forma permanente;

e) incentivar a pesquisa, a produção de materiais e práticas pedagógicas diferenciadas para o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem em sua área de atuação na escola.

 

Cursos de Pós-Graduação Latu-Sensu

Curso de Especialização em Políticas Educacionais

As pesquisas no campo das Políticas Educacionais têm abrangido um universo bastante amplo de temas, contudo nos cursos de graduação e de pós-graduação, nível especialização, não parece haver espaço suficiente para a ampliação e, principalmente, aprofundamento destes trabalhos. A formação dos profissionais da educação tem sido contemplada com disciplinas do campo, seja nos cursos de pedagogia ou nos das demais licenciaturas, mas, como é comum neste nível de ensino, não há nessas disciplinas maiores preocupações com a iniciação à pesquisa. No âmbito dos cursos de especialização o problema é ainda maior: não parece mesmo haver oferta de cursos, pois a natureza (e a tradição) desses cursos sugere uma oferta ou para um campo mais ampliado, ou, como é mais comum, para um campo mais estrito, como é o caso principalmente dos cursos em gestão educacional/escolar. Ademais, considerando a necessidade de ampliarmos o número de pesquisadores no campo das políticas educacionais, este curso foi proposto pelo Núcleo de Políticas, Gestão e Financiamento da Educação da UFPR.

 

Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico

Criado sob a definição do cumprimento de “uma das metas do DEPLAE”, no sentido de “articular-se com os esforços do Setor de Educação no processo de formação e aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no sistema público de educação básica”, o Curso de pós-graduação lato-sensu passou a ser ofertado desde 1998, destinado para os profissionais da educação, “particularmente para os pedagogos e professores”.

Até 2008 foram ofertadas nove turmas. Nas oito primeiras turmas 237 (duzentos e trinta e sete) alunos concluíram o Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico, de um total de 320, com uma média de aprovação, portanto, de mais de 74%. A nona turma se encontra em fase de orientação de trabalho de monografia até o mês de abril de 2009.

Comprometido com a defesa da consolidação da escolarização pública, e ofertado de modo totalmente gratuito, o Curso expressou uma materialidade que consubstancia o princípio da dimensão pública defendida pelo Setor de Educação. Proclama, nesse sentido, um espaço de resistência de defesa do caráter público da universidade frente a um processo adverso caracterizado pela expansão da oferta pela UFPR de cursos de pós-graduação lato-sensu pagos pelos estudantes ferindo o princípio da gratuidade que rege as Universidades públicas.

De acordo com os princípios que inspiraram o Curso em 1988, esta proposta reafirma os compromissos acadêmicos, sociais, éticos e políticos em defesa: da educação pública, gratuita, democrática e socialmente referenciada com os interesses populares e com o projeto de emancipação da classe trabalhadora e do desenvolvimento do país; do cumprimento da “indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, como princípio constitucional (Art. 207. Constituição Brasileira de 1988); da escola pública, democrática, que cumpra as suas funções essenciais com a socialização dos conhecimentos científicos e culturais acumulados pela humanidade e que constitua, de modo orgânico, o necessário vínculo “ao mundo do trabalho e à prática social” (Art 1º, Parágrafo 2º, da LEI 9394/96); e, da articulação da escola pública com a educação popular desenvolvida de modo autônomo pelos movimentos sociais organizados pela classe trabalhadora.

 

Curso de Especialização em Filosofia da Educação

O Curso de Especialização em Filosofia da Educação oferece a oportunidade de aprofundamento nas análises concernentes à Educação desde um olhar filosófico. Pensar a tarefa da Filosofia na educação, bem como buscar, a partir da reflexão filosófica, a compreensão das implicações éticas e políticas no âmbito da educação: Esta é a proposta basilar deste Curso de Especialização oferecido pelo Setor de Educação
da Universidade Federal do Paraná.

Considerando que a Filosofia está cada vez mais integrada ao ambiente escolar regular, principalmente agora com seu retorno como disciplina obrigatória no currículo do ensino médio, vemos a necessidade de ofertar este Curso de Especialização a fim de ampliar as discussões e análises efetivamente filosóficas sobre a tarefa da Filosofia nos processos educativos.

O público alvo do curso são professores das Redes públicas e particulares ou recém formados, que buscam qualificação na área de Filosofia da Educação para atuarem em diversos níveis de Ensino. Acreditamos que com isso estaremos incentivando os profissionais da área de educação a manterem-se atualizados e vinculados às pesquisas e discussões da UFPR. O intuito do Setor de Educação é de qualificar os professores tendo como meta os alunos do ensino fundamental e médio, que passarão a contar com professores mais capacitados para lidar com as discussões filosóficas, especialmente em suas dimensões éticas e políticas.

Curso de Especialização em Educação no Campo